Boa tarde, pessoal! Nesse post trago um resumo da linha do tempo dos concursos pra Perito. Importante compartilhar esse post com amigos e familiares, pois a maioria das pessoas não tem noção de quanto tempo leva entre as etapas de um concurso desse nível. O objetivo é esclarecer um pouco sobre cada fase e, principalmente, porque demora tanto até a entrada em exercício.

Vamos lá:

👉🏻 Início do estudo para concursos

👉🏻 Espera-se de 3 a 5 anos – em média – para abrir um novo concurso pra Perito. Nos Estados do Sul, esse intervalo entre um concurso e outro é de 10 anos. Normalmente, enquanto houver um concurso anterior em vigência com aprovados ainda não chamados, não será aberto um novo concurso. Além disso, o tempo entre a autorização de abertura de um novo concurso e efetivamente a publicação de um edital demora bastante.

👉🏻Abertura do concurso – cerca de 1 a 5 vagas por área. Você precisa ser “melhor” que 2 mil, 3 mil, 4 mil pessoas.

👉🏻Aprovação na prova objetiva – quando você se classifica para as próximas fases (cada edital estabelece um número de pessoas, por exemplo, cinco vezes o número de vagas).

👉🏻Participação nas fases seguintes (pode ter psicotécnico, entrevista, teste de aptidão física, investigação social, exames de saúde, exame toxicológico, entre outras) – envolve viagens em cima da hora, muito dinheiro gasto, psicologicamente exaustivo, e não existe a garantia de que será aprovado em todas as fases. Além disso, alguns concursos não divulgam cronograma das fases, o que significa que você não sabe em que data ocorrerá cada etapa e nem a divulgação dos resultados.

👉🏻Homologação do concurso – quando dizem “ok, tá tudo certo e podem chamar os aprovados”. Sem tempo determinado pra ocorrer.

👉🏻Nomeação – pode ser na semana ou nos anos seguintes da homologação, dentro da duração do concurso. Se você não estiver dentro das vagas, ainda tem que torcer pra que ocorra ampliação de vagas nesse período. Depende da vontade do governo e é a etapa que mais demora. Geralmente são chamadas várias turmas nesse prazo.

👉🏻Perícia do Estado e entrega dos documentos pra posse – mais burocracia, mais viagens. Prazos apertados entre nomeação e próximas etapas.

 

👉🏻Posse. Estando apto na Perícia Médica e com a documentação correta, é quando você realmente assume o cargo – geralmente 15 ou 30 dias após a nomeação. É nessa etapa que é exigido o diploma de graduação.
👉🏻Curso de formação (CF) para exercício do cargo – de 3 a 6 meses de “escola” e estágio supervisionado. Mas a partir disso já se considera “em exercício”. Em alguns estados, o CF é uma fase do concurso, e muitos precisam largar tudo para entrar no CF, sem a certeza de que um dia serão nomeados. Também precisa ser aprovado no CF para continuar no cargo ou concurso!

 

👉🏻Estabilidade. Três anos depois que se entra em exercício, você “já” pode desfrutar de uma certa tranquilidade no serviço público. E aí, quem vai encarar? 🙂