Este post dedico àqueles que vêm me dizer que estão completamente perdidos, que querem prestar concurso mas não sabem nem por onde começar. São algumas dicas básicas, o must-know e must-have de quem deseja entrar para o mundo concursístico. Vamos lá!

Decida qual concurso deseja prestar

Existe uma variedade de cargos e concursos a que você pode se dedicar. Acredito que a maioria já tem uma mínima noção de qual área deseja seguir: tribunais, magistratura, carreiras policias, carreiras fiscais etc. Ajuda pesquisar sobre editais recentes e concursos que estão para abrir. Sites que indico para acompanhar essas notícias:

Além desses e outros sites, há uma infinidade de aplicativos direcionados a notícias de concurso. Basta digitar “concurso” na loja de apps do seu SO que muitas opções surgirão. Nessa parte da escolha do “seu concurso”, a pesquisa é essencial; faça do Google o seu maior aliado, pesquise sobre o cargo, como a carreira está estruturada em cada estado, se há previsão de abrir novo concurso ou se houve concurso recente, dentre outras informações. Os editais recentes ou de concursos passados são também uma valiosa fonte de informações sobre as atribuições de cada cargo (o que cada um faz), as matérias que costumam cair, quem pode prestar o concurso, requisitos básicos para ingresso no cargo. Se você ainda não sabe o que é/para que serve um edital, recomendo muito a leitura do meu post “O Edital”, antes de dar continuidade a este. É essencial ter um foco, já que as matérias entre os editais variam muito, tanto entre os diferentes cargos, quanto entre estados diferentes.

Escolha seu material para estudo

Muitas pessoas subestimam essa parte, e acabam comprando qualquer ebook ou Apostila que encontram por aí – levam em conta o preço, em vez da qualidade do material. Sei que é muito difícil saber qual material é bom ou ruim no início dos estudos, mas uma coisa é certa: não invista seu dinheiro em apostilas que prometem cobrir todo o conteúdo do edital. Não vou citar nomes, mas uma simples busca “Apostila concurso tal” te dá vários exemplos do que não se deve comprar.

Pessoalmente, eu não recomendo livros para quem está iniciando os estudos agora, a não ser que sejam de alguma matéria básica, como Português ou Informática. Comprar um livro de uma matéria que você nunca estudou ou de que não tem ideia de como será cobrada no concurso é um tiro no pé. Você corre o grande risco de estudar muitas coisas que simplesmente nunca irão cair para o seu cargo.

O que eu indico para quem ainda vai dar seus primeiros passos, são os cursinhos presenciais ou online. Nem toda cidade tem curso preparatório para o cargo que você escolheu, por isso a maioria acaba optando por cursos online que oferecem videoaulas, MP3, PDFs, dentre outros materiais. Novamente, recomendo que muitas pesquisas sejam feitas. Quase todos os cursos de renome oferecem aulas demonstrativas, o que é uma grande oportunidade para conhecer melhor o material e fazer sua escolha. Não acredite que há “o melhor curso”, pois todos oferecem uma base razoável, o que irá fazer a diferença é a dedicação da pessoa em ir além do que foi aprendido no curso, na dedicação em treinar. Vou citar apenas alguns cursinhos online: Estratégia, Casa do Concurseiro, Ponto dos Concursos, Focus, Alfacon, CP Iuris, Gran Cursos, Galeno, IFAR (a lista é imensa – pesquisem!). O mesmo se aplica aos cursinhos presenciais, que provavelmente oferecem algumas aulas de demonstração. Feito isso, pese vantagens/desvantagens, analisando o conteúdo oferecido, quantidade de horas-aula, se oferece material de apoio escrito ou se são apenas videoaulas, valores, período de visualização das aulas. Também é muito válido pesquisar professores de disciplinas isoladas (pensando no edital de seu interesse).

Gostaria de frisar também que, na minha opinião, um cursinho é ótimo para “te apresentar” às matérias, mas não é suficiente por si só para que você atinja um nível ótimo para passar no concurso. Assim que começar a estudar as matérias, terá mais condições de pesquisar livros, cursos mais completos, terá noção da importância de cada disciplina no concurso – podendo, assim, ir adquirindo novos – e melhores – materiais de estudo.

Outro “material” de estudo que indico são os sites para resolver questões, o meu favorito é o Qconcursos, mas vocês encontram várias outras opções também. Se você está procurando material específico para concursos de Perito – áreas de Biologia e Biomedicina, confira mais informações sobre a minha Apostila de Específicas, totalmente direcionada aos concursos da área!

Faça seu planejamento de estudos

Será preciso organizar seus horários para estudo, trabalho, lazer, faculdade e outras atividades, o que eu acredito que seja “o segredo” para o estudo eficiente.

Você pode encontrar informações a respeito em posts anteriores do meu instagram (aqui na hashtag #dicasconcurseira), na coluna Técnicas de Estudo aqui do site, além de milhares de sites que oferecem dicas a respeito. Repito, considere o Google como seu melhor amigo. Aqui também não existe milagre, você precisa ir experimentando diversas “técnicas” e métodos de organização, até encontrar um ao qual você melhor se adapte. São pontos-chave nesse processo:

  • Organizar sua rotina, ter horários definidos para tudo;

  • Ter um controle do que já foi/será estudado;

  • Ter uma meta de estudos compatível com a sua realidade.

Para otimizar essa etapa de planejamento e direcionamento dos estudos também temos vários planos de estudo de acompanhamento personalizado no Mapa Concursos, plataforma da qual sou cofundadora e coordenadora. Nosso foco são as carreiras policiais e da perícia, mas é possível aprender técnicas de estudo e de inteligência emocional para qualquer área de concursos por meio do nosso curso Mapa da Aprovação.

Outras alternativas, sobre “Como estudar para concursos”, são o Coaching e livros que tratam do assunto. Particularmente, indico esses dois:

  • Como Estudar para Concursos – Alexandre Meirelles

  • Como Passar em Provas e Concursos – William Douglas

Você também pode baixar gratuitamente o guia “Organização Pessoal em Três Passos”, AQUI.

Estudar para concursos é uma arte que pode ser constantemente aprimorada. A curiosidade e flexibilidade são essenciais nesse processo, e é preciso sempre ter muita persistência. Não fique esperando a “dica de ouro”, o “melhor material”, ou o “momento perfeito” – não existe milagre, existe estudar muito, até passar.

– Leilane Verga